-
Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 320 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: CIN, CLIMAR, CUBO SÓLIDO, Microsoft, PADIMAT, SCHUSS, U-DECK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento localiza-se no primeiro piso de um edifício de habitação colectiva, com acesso exclusivo a um grande logradouro que corresponde à cobertura da garagem situada no R/C. Deparámo-nos com um apartamento muito compartimentado por grossas paredes estruturais. No entanto, perante a possibilidade de se criar uma estreita relação entre interior e exterior optou-se por colocar a sala sobre o alçado tardoz, com acesso ao logradouro.
Para tal efeito, demoliram-se todas as paredes dos vários quartos que compunham a zona interior do apartamento e transformaram-se todos esses compartimentos numa grande e única sala, com a cozinha de topo. Tratou-se a cozinha como um volume solto, escondido por duas portas de harmónio laterais que permitem tornar a circulação mais fluida, em volta desse volume, que por sua vez oculta toda a zona posterior de lavandaria.
Os vãos, de comunicação com o logradouro, foram todos transformados em janelas de sacada ligando a sala ao logradouro, duplicando assim o espaço social e funcionando como prolongamento da sala para o exterior. As vigas metálicas, que compõem o reforço estrutural, foram por opção assumidas e deixadas à vista, como testemunho de uma ambiciosa obra de demolição, conferindo um aspecto industrial. Foi criado na chegada à casa um grande hall branco que distribui para os quartos e sala e que é todo iluminado por uma caixa de luz. A zona privada da casa foi colocada, junto à fachada principal, e é composta por 3 quartos sendo um deles suite, havendo ainda a possibilidade de, futuramente, dividir um dos quartos em dois.
As paredes e bancadas da instalação sanitária da suite foram revestidas a pedra mármore branca, sendo inclusive os próprios lavatórios escavados na pedra da bancada. A i.s. social foi toda revestida a pedra mármore na cor preto, diluindo assim os limites da mesma. Revestiram-se, ainda, a espelho todas as portas de uma despensa localizada atrás desta i.s. social, ocultando assim esses arrumos e dando a sensação de duplicação de espaço.